Dicas

Introdução 

Como todo equipamento, um carro exige alguns cuidados para ter uma vida mais longa. Por se tratar de um investimento alto, nem sempre é possível trocar de carro a toda hora. Os veículos produzidos atualmente podem rodar por muitos anos, se forem bem tratados.
A manutenção preventiva, além de representar economia e segurança, é garantia de valorização do patrimônio quando chegar a hora da venda. Carro usado em boas condições tem melhor preço de mercado e maior liquidez. Seguem algumas dicas para conservar e prolongar a aparência e a vida do seu carro:

Lataria


Nos veículos atuais, a lataria já vem bem protegida de fábrica contra ferrugem e outros agentes nocivos do metal. Também não é difícil conservar a lataria do veículo contra poeira ou barro. Contra acidentes ou vandalismo, já é bem mais complicado. Riscos, batidas de portas em estacionamentos ou ainda pequenos amassados que aparecem por alguém ter encostado no carro acontecem com freqüencia. O mais importante é não deixar o conserto para mais tarde. Isso pode significar prejuízos maiores que os da batida. Pequenos retoques, martelinho de ouro e outros recursos são encontrados em serviços de reparos rápidos para resolver estes problemas. Procure fazer sempre em oficinas especializadas como a Só Retoques.

Pintura


A pintura lisa ou sólida é a mais comum e mais barata e usa apenas pigmentos de cores. Utiliza-se laka ou esmalte para esta camada. Na pintura metálica, a tinta recebe a chamada carga de efeito, ou seja, laka acrílica e pigmentos de alumínio que deixam a superfície brilhante. A pintura perolizada leva pó de pérola e pigmento de mica (de origem mineral), tornando as cores mais intensas. Embora a formulação das tintas tenha evoluído consideravelmente nos últimos anos, tornando a superfície pintada mais resistente ao ataque de produtos químicos, certos cuidados devem ser tomados para mantê-la em ordem:
• Lave sempre que pegar poeira ou barro, após transitar em estradas de terra ou sob chuva;
• não utilize querosene nem solvente. O ideal é usar shampoo neutro, lavando e enxaguando rapidamente toda a superfície;
• não deixe secar ao sol;
• encerar e polir com regularidade no mínimo a cada seis meses, é importante para conservar pintura e a boa aparência.

Vidros

• Para evitar riscos precoces, nunca ligue o limpador de parabrisas, quando o vidro estiver seco. Ele normalmente acumula poeira óleo e outras sujeiras; 
• para lavar os vidros, utilize sempre muita água com shampoo neutro ou limpa vidros e uma flanela macia. Não deixe que a sujeira se acumule. 
• Eles devem estar sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade principalmente, e contribuem com a boa aparência do veículo.

Lavagem do motor


O motor só deve ser lavado, quando for realmente necessário, com shampoo neutro, tomando-se os seguinte cuidados:
• Não lave o motor ainda quente;
• não utilize produtos ácidos, com derivados de petróleo;
• evite jatos d'água diretamente nos componentes elétricos (bateria, alternador, conectores elétricos etc);
• Proteja o reservatório do fluído de freio com plástico para evitar contaminação com água.
Observação: Lavar o motor dos carros atuais pode trazer problemas em seu desempenho, a água pode danificar uma série de componentes eletrônicos instalados sob o capô. A alternativa é utilizar um pano umidecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor

Mecânica leve

Faça revisões periodicamente em seu veiculo, prevenindo assim danos mais graves em sistemas de injeção eletrônica, freios, troca de óleo do motor, Filtros de ar do motor, filtro de ar condicionado com Higienização do sistema, limpeza do sistema de arrefecimento, alinhamento de direção, balanceamento de rodas, verificação de correias e mangueiras. checando estes itens a cada 10.000 KM, você estará sempre em condições de usar o seu veiculo em segurança plena na cidade ou estrada. Proporcionando conforto a você e sua família.